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28 de junho de 2011

Conselho de Enfermagem abre inscrições para concurso em Alagoas


O Conselho Regional de Enfermagem abriu nesta segunda-feira (20) as inscrições do concurso público para formação de cadastro de reserva em vários cargos.
Segundo o edital de abertura, as remunerações variam entre R$ 800 e R$ 2 mil para uma jornada de trabalho de 30 ou 40 horas semanais, dependendo do cargo pretendido. Além dos salários, os novos profissionais terão direito a vale alimentação e vale transporte.

Os candidatos com nível médio podem disputar os cargos de técnico administrativo. Já aqueles que também têm curso técnico podem concorrer às áreas de contabilidade e auxiliar de fiscalização, que exige técnico em enfermagem. Já aqueles que passaram pelas carteiras da faculdade poderão optar pelos cargos de analista de sistema, enfermeiro fiscal e administrador.

Os interessados em participar devem se inscrever até 10 de julho, por meio da página da Legitimus Assessoria e Serviços, banca responsável pela organização do concurso. O custo da taxa de inscrição varia entre R$ 50 e R$ 70. Todos os candidatos serão submetidos a provas objetivas, aplicadas no dia 31 de julho, em Maceió. A banca vai cobrar questões de português, informática, legislação específica e raciocínio lógico.
Veja o edital

Ifal lança concurso com 21 vagas para professor; confira edital

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal), antigo Cefet, vai realizar concurso com 21 vagas de professor de ensino básico, técnico e tecnólogo. O salário inicial é de R$ 2.130,00. O próprio Instituto irá organizar o certame.

As áreas de atuação oferecidas pelo processo seletivo são as de administração, desenho, design de interiores, edificações, eletrônica, eletrotécnica, engenharia química, filosofia, química, libras, matemática, mecânica, psicologia e topografia. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais.

O concurso será composto três etapas. A primeira constará de prova objetiva de múltipla escolha, que está prevista para acontecer no dia 14 de agosto. A segunda fase contará com teste prático de desempenho didático. Finalmente, no último momento da seleção, haverá valoração de títulos.

Interessados em participar devem se inscrever a partir do dia 27 de junho até às 23h59 do dia 17 de julho, por meio do endereço http://concurso.ifal.edu.br/webroot/. A taxa de participação é de R$ 80.


Confira o edital.

Aposte no que você sabe fazer, e não só em pesquisas de mercado.

bordadeiras Em vez da causa, tenha em vista o efeito antes de abrir a sua empresa. É esse o mote da teoria do “effectuation”, onde um detalhado plano de negócios pode perder importância para as reais habilidades e contatos do empreendedor

Qual o denominador comum entre empreendedores de sucesso? Para responder a essa pergunta e descobrir a melhor maneira de abrir uma empresa, a professora Saras Sarasvathy percorreu 17 estados americanos durante anos a fio. Seu objetivo era conhecer empresários que tinham faturamento mínimo de US$ 200 milhões e máximo de US$ 6,5 bilhões – ou seja, todos já haviam conquistado resultados consistentes. As respostas confirmaram suas suspeitas: todos eles, sem exceção, agiam de forma intuitiva, sem se preocupar com pesquisas de mercado ou detalhados planos de negócio. Nascia aí a teoria do effectuation – ou abordagem efetiva, tema da palestra que vai ministrar neste mês em Águas de São Pedro, interior de São Paulo, durante a Rodada de Educação Empreendedora Brasil, evento promovido pelo Instituto Empreender Endeavor e o Sebrae.
SARAS SARASVATHY
QUEM É: especialista em empreendedorismo e Ph.D. em Sistemas de Informação pela Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos
O QUE FAZ: é professora da Universidade de Virgínia Darden School of Business e autora do livro Effectuation: Elements of Entrepreneurial Expertise
www.effectuation.org
O que significa, de fato, effectuation?
O effectuation, ou abordagem efetiva, nada mais é que um processo dinâmico e criativo que tem por objetivo o desenvolvimento de novas ideias em um ambiente empreendedor sem a necessidade de um plano de negócios.
A sra. poderia explicar melhor?
É um processo de autoconhecimento que começa com três perguntas básicas: quem eu sou?, o que sei fazer? e quem eu conheço? São questões simples, mas, se respondidas honestamente, trarão à tona uma complexidade muito rica e útil para o empreendedor.
Conheça a si mesmo e saberá qual é o seu negócio?
O processo de busca dessas respostas não vale apenas para o momento que precede a abertura de um negócio. É permanente. Deve-se voltar a elas a cada nova decisão. Na abordagem efetiva, a formação de alianças, por exemplo, jamais pode ser feita valendo-se da persuasão. A tática é apenas apresentar a ideia e deixar que os parceiros venham até você.
Esse modo passivo não pode ser arriscado demais para o futuro do negócio?
Diferentemente da abordagem causal, o empreendedor que trabalha com a abordagem efetiva não prevê o futuro. Ele sabe que o amanhã é determinado por suas próprias ações. Apostar em um negócio baseado naquilo que você sabe fazer traz segurança ao desenvolvimento do projeto e certo controle do futuro.
Como assim?
A segurança sobre o que pode vir a acontecer com o negócio deriva de conhecimento. É muito melhor apostar naquilo que você sabe fazer a se aventurar em um negócio só porque pesquisas de mercado mostraram que se trata de um ramo promissor. Tudo o que é desconhecido se traduz em risco.
Essa abordagem diminui riscos?
Sim. Na abordagem efetiva, o risco fica sob controle porque o empreendedor já soube antes o que está em jogo. Ele já refletiu sobre quanto dinheiro tem para investir e também quanto pode perder. Ele calcula a perda de modo que o impacto do fracasso, caso ocorra, seja bem menos nefasto para a sua vida.
A sra. poderia dar um exemplo?
Imagine que você é mãe, sabe cozinhar muito bem e é capaz de ajudar as pessoas ao seu redor quando prepara e oferece pratos saborosos. Nesse contexto, vai ser mais seguro para você abrir um restaurante do que uma empresa de tecnologia.
Mas isso não é óbvio?
Parece óbvio. Mas não é. As pessoas demoram para descobrir seus verdadeiros talentos.
O que a sra. diria sobre os casos de empreendedores que conquistaram sucesso seguindo um plano de negócios benfeito?
Eu jamais diria para um empreendedor abandonar um plano de negócios ou trocá-lo pela abordagem efetiva. Não se deve desistir de um método que esteja gerando resultados positivos. A abordagem efetiva pode muito bem ser aplicada em paralelo às tradicionais formas de planejamento. A depender do caso, podem ser até mesmo complementares.
Não se trata então de uma escolha?
Não, embora o effectuation tenha uma abordagem que vai na contramão do planejamento ensinado e defendido pelas tradicionais escolas de negócio de todo o mundo, o que defendemos é que para ser um empreendedor não é imperativo pensar em ações de marketing, público-alvo e maneiras de maximizar lucros. O foco deve estar no próprio empreendedor e não em um empreendimento que vai nascer ou já existe. Tudo deriva de quem está por trás do negócio, de quem essa pessoa é, de seus ideais, ações e relações. Todos nós temos um instinto empreendedor, uma intuição para os negócios e essa qualidade deve ser afinada, aperfeiçoada ao longo da vida.
E a capacidade de formar equipes?
Sim, isso é fundamental. É um grande talento formar e saber trabalhar em equipe. As pessoas que você conhece e envolve no negócio são essenciais para o seu crescimento. Mas todos os envolvidos devem estar dispostos a contribuir com conselhos e ideias. O erro está em determinar antes o perfil de futuros colaboradores, assim como se faz com o dos clientes. Esse pode ser o motivo do fracasso de muitos projetos.
A abordagem efetiva vale apenas para start- ups ou serve também para empresas que já cresceram?
Quando uma empresa cresce, os riscos também crescem. Por isso, a abordagem efetiva vale para todos os momentos. Sempre digo que uma empresa, assim como uma pessoa, deve lembrar-se permanentemente das suas raízes, dos seus primeiros dias de vida, de como tudo começou.

Como fazer funcionários lentos trabalharem mais rápido

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A produtividade da equipe é algo que interfere diretamente nos resultados de uma empresa. Quando as coisas são bem feitas e dentro dos prazos, os negócios prosperam. Caso contrário, os clientes tendem a ir embora. Mas o que fazer se você tem funcionários que são muito lentos? Isso pode ser mais comum do que você imagina. Por isso, Mike Michalowicz, autor do livro The Toilet Paper Entrepreneur, aponta quatro dicas para acelerar aquele trabalhador um pouco mais devagar.
Para conhecer melhor o autor das dicas abaixo, Michalowicz abriu seu primeiro negócio aos 24 anos. Fez dele uma empresa milionária. Depois fez isso de novo. E de novo. Ele construiu três empresas com faturamentos milionários. Hoje, é presidente da Obsidian Launch, especializada em otimizar a eficácia de websites, e colunista de pequenas empresas do The Wall Street Journal. Veja, a seguir, as quatro dicas.
1. Limite as opções
Em uma determinada tarefa, quanto menos opções você der a um funcionário, mais fácil ficará para ele tomar uma decisão. Mas não exagere. Dar apenas uma opção é muito ditatorial da sua parte e pode ter o efeito contrário. O funcionário pode agir até mais lentamente, como retaliação. Uma boa regra é dar três opções. Isso dará ao trabalhador a liberdade de escolha, o que é motivador, mas, ao mesmo tempo, deve originar uma decisão rápida.
2. Dê prazos intermediários
Se o projeto tem que ser entregue no final do mês, por exemplo, quebre esse prazo em quatro limites de datas anteriores. Peça para que o funcionário lhe entregue partes do projeto a cada semana, isso dará a ele a sensação de imediatismo, de que é preciso fazer algumas coisas antes do fim do mês. Isso costuma fazer as pessoas trabalharem mais rapidamente.
3. Deixe claras as suas expectativas
Quando o funcionário entende claramente o que se espera dele, costuma ficar mais confiante. Isso porque ele verá que você confia nas habilidades dele para executar aquele trabalho. Assim, vai tocar o projeto com rapidez.
4. Entenda os motivos
Você contratou uma pessoa que parecia ser ótima, mas ela está fazendo os trabalhos muito vagarosamente. Procure entender o motivo. Às vezes, o funcionário pode não render o suficiente se ele não tem todas as ferramentas necessárias para fazer determinada tarefa. Ou então ele pode não ter recebido as instruções adequadas. Entendendo a causa, fica mais fácil solucionar o problema.

Dicas básicas de vendas, que a maioria dos vendedores esquecem.

EQUIPE-DE-VENDEDORES


Ser vendedor não é o resultado da falta de emprego como muitos dizem, “… se não arrumar emprego vai vender alguma coisa…”, (já ouvi um pai dizer isso para o filho).
Ser vendedor é uma profissão que exige técnica, disposição física, criatividade, espírito investigativo e “faro” de caçador.
Ser vendedor é ter que descobrir o que as pessoas querem comprar, vender pelo preço que elas possam pagar, ficarem satisfeitas por terem comprado e ainda indicar para os amigos o seu telefone para você repetir as vendas. Isso é fácil? Não.
Para ajudar no desenvolvimento de uma profissão que não tem hora, lógica e nem rotina segue algumas dicas profissionais:
  1. Os argumentos de vendas devem ser simples e ditos de forma natural como se você estivesse contando uma história para alguém. Se você não tiver nenhuma técnica sofisticada de vendas, lembre-se que basicamente deve falar de características e benefícios. Ex.: Se estiver vendendo bolo de aniversário deve dizer que são fabricados com produtos selecionados e de alta qualidade sob o mais criterioso controle de qualidade, atendendo as exigências dos mais rigorosos órgãos reguladores….( essas são características). Os nossos bolos de aniversário possuem acabamentos artisticamente lindos, modernos e atrativos que, com certeza, vão causar uma ótima impressão aos seus  convidados .( esses  são os benefícios). Repita as características e os benefícios por duas ou três vezes e o cliente tomará a iniciativa de perguntar o preço, isso é sinal de que ele já comprou a idéia, falta comprar o produto. Nesse momento você diz o preço com firmeza e desdém….Só R$ 19,90 e ainda acompanha embalagem de festa com proteção para transporte e um kit de bolinhas de aniversário na cor do tema da sua festa. Quantos a senhora vai  querer ? Diga isso direto, quase sem pontuação e numa respiração só e depois  cale-se…..a próxima palavra é da cliente. Se você fez tudo certo a cliente vai te dizer: – Vou querer dois para levar agora. Se você não teve carisma para fechar de primeira e a cliente diz que ainda vai olhar o preço da concorrência, repita as características e benefícios e acrescente a entrega em domicílio gratuitamente.
  2. Aumente sempre as suas chances de vender com conhecimento de seus produtos/serviços. Saiba todas as informações sobre sua empresa, produto, clientes atuais, novos mercados, novas promoções e seus concorrentes, o que estão fazendo para conquistar novos clientes e onde estão atuando.
  3. Comprometa- se com você mesmo, a visitar uma quantidade de clientes todos os dias, independente se está sol ou se está chovendo, não dê desculpas a você mesmo para não visitar seus clientes, pense que seus clientes precisam ser visitados por você antes que seu concorrente o faça.
  4. Aumente sua quantidade de contatos telefônicos e eletrônicos através das redes sociais. Faça divulgação por e.mail (news letter) com um folder bem formulado, de linguagem clara e objetiva. Outra forma muito comum de divulgação é a panfletagem,mas lembre-se que esse tipo de divulgação só retorna de 2% a 3% quando o produto é de boa aceitação no mercado.
  5. Revisite regularmente seus clientes que ainda não fecharam negócio e os que já compraram a título de pós venda. Nestes casos costumam sair novas vendas ou indicações para novas vendas.


Todas essas técnicas devem acontecer para um vendedor como as autenticações de boletos para um caixa de banco, a diferença é que no caso do vendedor não há rotina, regularidade ou certeza de receita, o que torna a profissão mais emocionante. Quando um vendedor se dedica corretamente e bate suas metas e atinge seus objetivos, não quer dizer que no mês seguinte ele irá receber o mesmo valor, a menos que ele passe a agir como um jogador de tênis que treina sempre independente de ter campeonato. Se você se determinar a visitar quinze clientes por dia não deixe a peteca cair, se visitou dez hoje compense a diferença nos próximos dias, mas cobre sempre de você mesmo para manter a regularidade de suas chances de fechamento.
Se tiver uma religião lembre-se de rezar pedindo sorte e proteção em seus trabalhos e chegue aos seus clientes com alto astral e um sorriso de vencedor.

Como superar medos

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Você pensa em começar seu próprio negócio, mas é desencorajado pelos próprios medos? Saiba que não está sozinho. Muitas pessoas, quando chegam à fase de montar a empresa, não conseguem dar o salto e virar empreendedores.

Por outro lado, aqueles que dão um jeito de transpor esses medos e dificuldades iniciais e começam a tocar os seus negócios logo se esquecem daqueles receios iniciais. Com isso em mente, o colunista da Entrepreneur Joe Matthews listou algumas afirmações errôneas que são potencializadas pelo medo – e as dicas para superar aquilo que impede você de se tornar um empreendedor de sucesso. Confira essas frases e as maneiras para reverter essas crenças e fazer sua empresa deslanchar.

“Se eu encontrar o negócio certo, eu terei sucesso.” A afirmação se baseia na opinião de que o sucesso está mais em produtos e serviços do que nas competências do empreendedor. Pode levar a um processo de “procurar pelo em ovo” em todos os projetos de negócio – ao ver cada pequeno elemento que pode minar a iniciativa, a pessoa nem começa a empreitada. Mas empresários experientes costumam pensar que não é o negócio que traz sucesso para ele, e sim ele quem traz sucesso para o negócio.

“Trabalhar por conta própria é arriscado, e eu quero uma vida confortável e normal.” Ainda que todos gostem de estabilidade, empreendedores que aceitam – e se planejam para – a inconsistência no curto prazo podem desfrutar, no fim, de uma vida cujos rumos eles mesmos escolheram.

“Tenho medo do desconhecido.” Aqueles que têm receio de ter seu próprio negócio têm muito medo das ambiguidades do empreendedorismo. Mas os empresários que aceitam essas zonas cinzentas aprendem a produzir resultados mais previsíveis no futuro.


“Qualquer fracasso irá me matar.” Ninguém gosta de fracassar, mas os empreendedores adquirem conhecimento para não se colocarem em situações arriscadas. Um administrador experiente sabe vislumbrar o pior cenário possível para poder se preparar para navegá-lo.

“Não é a hora certa para começar um negócio.” Algumas pessoas agem como se houvesse somente dois períodos no universo: o tempo certo para começar um negócio e o tempo em que todos os empreendedores em potencial estão vivendo. O verdadeiro empreendedor declara que agora é a hora certa e encontra uma maneira de fazer o negócio funcionar.

Investir no seu Marketing Pessoal é metade do seu sucesso.

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Por Luciano Costa

A sociedade moderna se posiciona de forma bem liberal quanto a imagem que cada indivíduo propõe para si, respeitando os gostos, credos, tendências, preferências e culturas, mas quando se trata de pessoas de negócios, o recomendável é que sua imagem seja a menos extrovertida ou impactante possível .

Imagine você numa corretora de imóveis, comprando um apartamento de um corretor com os braços cheios de tatuagem de caveiras e dragões! Se fosse numa loja de Surf Wear com certeza seria muito natural. Imagine você comprar livros religiosos de uma balconista, toda vestida de preto com uma maquiagem bem carregada e com “piercing” em todos os pontos estratégicos, se fosse numa entrevista de uma banda de rock seria um show de criatividade.

Não faça com que seu cliente perca tempo analisando suas aberrações visuais. Isso tira totalmente o foco da venda e faz com que o cliente não ouça você falar sobre as características e benefícios de seus produtos/serviços, principalmente se ele começar a perceber que um dos seus “piercings” está infeccionando sua pele.

Imagine outra situação totalmente oposta: – Uma sala toda branca, com móveis brancos, com pessoas vestidas de branco explicando para os clientes como funcionam os “tablets” de uma determinada marca famosa. Pense na atenção que essas pessoas terão por estarem olhando fixamente para os produtos e ouvindo as explicações de uma voz agradável e tecnicamente correta. O fechamento, com certeza, terá uma porcentagem de aproveitamento bem mais positiva tanto como venda quanto mídia promocional e/ou institucional.

O Marketing Pessoal é exatamente esta técnica de visualização correta de pessoa para pessoa , onde o vendedor deve falar a linguagem de seu público alvo. Uma venda de um produto popular no calçadão do comércio, logicamente, não tem o mesmo visual e a mesma linguagem de uma venda de um carro importado numa concessionária num  bairro nobre. Ou seja, não esperamos que todos os profissionais de vendas andem de terno e gravata , mas sim com o visual ideal para cada segmento de mercado. Para isso vamos a algumas dicas que podem valorizar sua imagem:

  1. Cuide da sua saúde com visitas médicas ao menos uma vez por ano, banhos diários, roupas limpas, dentes limpos e bem cuidados, unhas cortadas e limpas, evite carregar consigo o cheiro de cigarro em suas roupas, esteja sempre perfumado e com hálito agradável, combata regularmente os odores das axilas e dos pés.
  2. Cultive um currículo que mereça atenção especial de quem o lê. Esteja sempre concluindo algum curso em sua área, mesmo que você já tenha se formado três vezes. Cursos de especialização e extensão sempre são bem vindos. Desenvolva sua capacidade de falar em público, com uma linguagem formal, com volume e entonação corretos.
  3. Valorize sua imagem evitando comportamentos condenáveis tais com: embriagar-se ou consumir qualquer tipo de entorpecentes ou alucinógenos. Preserve a sua boa ambiência com um ótimo relacionamento onde você mora . Você sempre terá algum colega de trabalho que poderá ser amigo de algum vizinho que contará a sua história e/ou algum vizinho que pode vir a ser seu colega de trabalho. Ter uma boa ambiência também significa não “detonar” os colegas de trabalho. Lembre-se da lei do retorno procurando sempre crescer por sua criatividade e não pela pressão de seus pés sobre os seus concorrentes.
  4. Planeje sua vida de forma que as empresas desejem ter você como funcionário por seu bom histórico e experiências positivas. Se você já passou da adolescência esqueça as atitudes intempestivas ou demonstrações de imaturidade, lembrando-se de ter a famosa maturidade emocional. Cuidado com os tipos de informações que você coloca em suas redes sociais e com os emails que escolhe para receber suas informações profissionais, ex.: gostosotodo@gmail.com, otanquinhodobairro@hotmail.com, bonzaodemaceio@oi.com.br ou qualquer outra displicência parecida. Selecione melhor os seus toques de telefones para evitar latidos de cachorro ou gritos mau criados ao receber suas ligações,pois  isso demonstra um péssimo gosto pessoal, principalmente se estiver numa reunião de diretoria.
  5. Tenha sempre respostas e atitudes positivas que façam de você uma pessoa que todos querem perguntar alguma coisa, pois sempre serão bem ouvidos e orientados. Evite resmungar ou usar palavras de baixo calão. Se não gosta de alguém, não faça comentários a respeito e jamais diga algo que tenha que repetir num confronto futuramente. Quando você trata a todos com elogios e cordialidade o seu silêncio já representará uma crítica e não lhe comprometerá jamais pois você simplesmente não disse nada.

O Marketing Pessoal diferencia o vendedor que ganha mais daquele que reclama do salário, o candidato que é admitido do que foi dispensado, o bem sucedido do que não evoluiu, o carismático do antipático e o consultado do rejeitado. Um exemplo bem prático do prejuízo financeiro que pode causar a falta do Marketing Pessoal está na política onde os candidatos rejeitados e/ou de passado duvidoso sempre gastam mais dinheiro numa campanha do que os que estão sempre promovendo sua imagem ao lado de acontecimentos positivos ainda fora da época das disputas eleitorais.

Em resumo, um Marketing Pessoal bem trabalhado ou dá lucro ou evita prejuízo.