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28 de junho de 2011

Dicas básicas de vendas, que a maioria dos vendedores esquecem.

EQUIPE-DE-VENDEDORES


Ser vendedor não é o resultado da falta de emprego como muitos dizem, “… se não arrumar emprego vai vender alguma coisa…”, (já ouvi um pai dizer isso para o filho).
Ser vendedor é uma profissão que exige técnica, disposição física, criatividade, espírito investigativo e “faro” de caçador.
Ser vendedor é ter que descobrir o que as pessoas querem comprar, vender pelo preço que elas possam pagar, ficarem satisfeitas por terem comprado e ainda indicar para os amigos o seu telefone para você repetir as vendas. Isso é fácil? Não.
Para ajudar no desenvolvimento de uma profissão que não tem hora, lógica e nem rotina segue algumas dicas profissionais:
  1. Os argumentos de vendas devem ser simples e ditos de forma natural como se você estivesse contando uma história para alguém. Se você não tiver nenhuma técnica sofisticada de vendas, lembre-se que basicamente deve falar de características e benefícios. Ex.: Se estiver vendendo bolo de aniversário deve dizer que são fabricados com produtos selecionados e de alta qualidade sob o mais criterioso controle de qualidade, atendendo as exigências dos mais rigorosos órgãos reguladores….( essas são características). Os nossos bolos de aniversário possuem acabamentos artisticamente lindos, modernos e atrativos que, com certeza, vão causar uma ótima impressão aos seus  convidados .( esses  são os benefícios). Repita as características e os benefícios por duas ou três vezes e o cliente tomará a iniciativa de perguntar o preço, isso é sinal de que ele já comprou a idéia, falta comprar o produto. Nesse momento você diz o preço com firmeza e desdém….Só R$ 19,90 e ainda acompanha embalagem de festa com proteção para transporte e um kit de bolinhas de aniversário na cor do tema da sua festa. Quantos a senhora vai  querer ? Diga isso direto, quase sem pontuação e numa respiração só e depois  cale-se…..a próxima palavra é da cliente. Se você fez tudo certo a cliente vai te dizer: – Vou querer dois para levar agora. Se você não teve carisma para fechar de primeira e a cliente diz que ainda vai olhar o preço da concorrência, repita as características e benefícios e acrescente a entrega em domicílio gratuitamente.
  2. Aumente sempre as suas chances de vender com conhecimento de seus produtos/serviços. Saiba todas as informações sobre sua empresa, produto, clientes atuais, novos mercados, novas promoções e seus concorrentes, o que estão fazendo para conquistar novos clientes e onde estão atuando.
  3. Comprometa- se com você mesmo, a visitar uma quantidade de clientes todos os dias, independente se está sol ou se está chovendo, não dê desculpas a você mesmo para não visitar seus clientes, pense que seus clientes precisam ser visitados por você antes que seu concorrente o faça.
  4. Aumente sua quantidade de contatos telefônicos e eletrônicos através das redes sociais. Faça divulgação por e.mail (news letter) com um folder bem formulado, de linguagem clara e objetiva. Outra forma muito comum de divulgação é a panfletagem,mas lembre-se que esse tipo de divulgação só retorna de 2% a 3% quando o produto é de boa aceitação no mercado.
  5. Revisite regularmente seus clientes que ainda não fecharam negócio e os que já compraram a título de pós venda. Nestes casos costumam sair novas vendas ou indicações para novas vendas.


Todas essas técnicas devem acontecer para um vendedor como as autenticações de boletos para um caixa de banco, a diferença é que no caso do vendedor não há rotina, regularidade ou certeza de receita, o que torna a profissão mais emocionante. Quando um vendedor se dedica corretamente e bate suas metas e atinge seus objetivos, não quer dizer que no mês seguinte ele irá receber o mesmo valor, a menos que ele passe a agir como um jogador de tênis que treina sempre independente de ter campeonato. Se você se determinar a visitar quinze clientes por dia não deixe a peteca cair, se visitou dez hoje compense a diferença nos próximos dias, mas cobre sempre de você mesmo para manter a regularidade de suas chances de fechamento.
Se tiver uma religião lembre-se de rezar pedindo sorte e proteção em seus trabalhos e chegue aos seus clientes com alto astral e um sorriso de vencedor.

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