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28 de junho de 2011

Investir no seu Marketing Pessoal é metade do seu sucesso.

zzzz marketing_pessoal
Por Luciano Costa

A sociedade moderna se posiciona de forma bem liberal quanto a imagem que cada indivíduo propõe para si, respeitando os gostos, credos, tendências, preferências e culturas, mas quando se trata de pessoas de negócios, o recomendável é que sua imagem seja a menos extrovertida ou impactante possível .

Imagine você numa corretora de imóveis, comprando um apartamento de um corretor com os braços cheios de tatuagem de caveiras e dragões! Se fosse numa loja de Surf Wear com certeza seria muito natural. Imagine você comprar livros religiosos de uma balconista, toda vestida de preto com uma maquiagem bem carregada e com “piercing” em todos os pontos estratégicos, se fosse numa entrevista de uma banda de rock seria um show de criatividade.

Não faça com que seu cliente perca tempo analisando suas aberrações visuais. Isso tira totalmente o foco da venda e faz com que o cliente não ouça você falar sobre as características e benefícios de seus produtos/serviços, principalmente se ele começar a perceber que um dos seus “piercings” está infeccionando sua pele.

Imagine outra situação totalmente oposta: – Uma sala toda branca, com móveis brancos, com pessoas vestidas de branco explicando para os clientes como funcionam os “tablets” de uma determinada marca famosa. Pense na atenção que essas pessoas terão por estarem olhando fixamente para os produtos e ouvindo as explicações de uma voz agradável e tecnicamente correta. O fechamento, com certeza, terá uma porcentagem de aproveitamento bem mais positiva tanto como venda quanto mídia promocional e/ou institucional.

O Marketing Pessoal é exatamente esta técnica de visualização correta de pessoa para pessoa , onde o vendedor deve falar a linguagem de seu público alvo. Uma venda de um produto popular no calçadão do comércio, logicamente, não tem o mesmo visual e a mesma linguagem de uma venda de um carro importado numa concessionária num  bairro nobre. Ou seja, não esperamos que todos os profissionais de vendas andem de terno e gravata , mas sim com o visual ideal para cada segmento de mercado. Para isso vamos a algumas dicas que podem valorizar sua imagem:

  1. Cuide da sua saúde com visitas médicas ao menos uma vez por ano, banhos diários, roupas limpas, dentes limpos e bem cuidados, unhas cortadas e limpas, evite carregar consigo o cheiro de cigarro em suas roupas, esteja sempre perfumado e com hálito agradável, combata regularmente os odores das axilas e dos pés.
  2. Cultive um currículo que mereça atenção especial de quem o lê. Esteja sempre concluindo algum curso em sua área, mesmo que você já tenha se formado três vezes. Cursos de especialização e extensão sempre são bem vindos. Desenvolva sua capacidade de falar em público, com uma linguagem formal, com volume e entonação corretos.
  3. Valorize sua imagem evitando comportamentos condenáveis tais com: embriagar-se ou consumir qualquer tipo de entorpecentes ou alucinógenos. Preserve a sua boa ambiência com um ótimo relacionamento onde você mora . Você sempre terá algum colega de trabalho que poderá ser amigo de algum vizinho que contará a sua história e/ou algum vizinho que pode vir a ser seu colega de trabalho. Ter uma boa ambiência também significa não “detonar” os colegas de trabalho. Lembre-se da lei do retorno procurando sempre crescer por sua criatividade e não pela pressão de seus pés sobre os seus concorrentes.
  4. Planeje sua vida de forma que as empresas desejem ter você como funcionário por seu bom histórico e experiências positivas. Se você já passou da adolescência esqueça as atitudes intempestivas ou demonstrações de imaturidade, lembrando-se de ter a famosa maturidade emocional. Cuidado com os tipos de informações que você coloca em suas redes sociais e com os emails que escolhe para receber suas informações profissionais, ex.: gostosotodo@gmail.com, otanquinhodobairro@hotmail.com, bonzaodemaceio@oi.com.br ou qualquer outra displicência parecida. Selecione melhor os seus toques de telefones para evitar latidos de cachorro ou gritos mau criados ao receber suas ligações,pois  isso demonstra um péssimo gosto pessoal, principalmente se estiver numa reunião de diretoria.
  5. Tenha sempre respostas e atitudes positivas que façam de você uma pessoa que todos querem perguntar alguma coisa, pois sempre serão bem ouvidos e orientados. Evite resmungar ou usar palavras de baixo calão. Se não gosta de alguém, não faça comentários a respeito e jamais diga algo que tenha que repetir num confronto futuramente. Quando você trata a todos com elogios e cordialidade o seu silêncio já representará uma crítica e não lhe comprometerá jamais pois você simplesmente não disse nada.

O Marketing Pessoal diferencia o vendedor que ganha mais daquele que reclama do salário, o candidato que é admitido do que foi dispensado, o bem sucedido do que não evoluiu, o carismático do antipático e o consultado do rejeitado. Um exemplo bem prático do prejuízo financeiro que pode causar a falta do Marketing Pessoal está na política onde os candidatos rejeitados e/ou de passado duvidoso sempre gastam mais dinheiro numa campanha do que os que estão sempre promovendo sua imagem ao lado de acontecimentos positivos ainda fora da época das disputas eleitorais.

Em resumo, um Marketing Pessoal bem trabalhado ou dá lucro ou evita prejuízo.

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